IEB realiza oficinas de planejamento participativo dos projetos Sulam Indígena e Nossa Terra

Atividades aconteceram nas Terras Indígenas (TI) 09 de janeiro e Jiahui, localizadas na BR 230 – Transamazônica, km 47 e km 96, respectivamente, na cidade de Humaitá – AM

Neste mês de fevereiro de 2018, o IEB realizou Oficinas de Planejamento das atividades dos Projetos “Sulam Indígena”, apoiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, e “Nossa Terra”, apoiado pela USAID, nas Terras Indígenas (TI) 09 de janeiro e Jiahui, localizadas na BR 230 – Transamazônica, km 47 e km 96, respectivamente, na cidade de Humaitá – AM.

Os Projetos “SulAm Indígena” e “Nossa Terra” vêm fortalecer a gestão territorial e ambiental de terras indígenas no Sul do Estado do Amazonas por meio da geração de alternativas econômicas sustentáveis, da proteção territorial, da recuperação ambiental e do fortalecimento dos modos de vida tradicional para a redução do desmatamento e o equilíbrio do clima, apoiando a implementação da PNGATI na região. Também visam o fortalecimento das associações indígenas do Sul do Amazonas.

Os técnicos de campos do IEB de Humaitá se reuniram com as lideranças indígenas, agentes ambientais indígenas e demais moradores nas aldeias Pupunha e Traíra – TI 09 de janeiro e aldeia Kwaiari – TI Jiahui para realizar o planejamento das atividades dos projetos de forma participativa com intuito de facilitar o diálogo com os indígenas. A atividade atendeu 110 indígenas das TIs, com participação da Funai CR_Madeira e das associações indígenas parceiras OPIPAM e APIJ.

Também foram realizadas as readequações para assinatura do Contrato de doação do Projeto Comunitário “NHa’Y” da aldeia Pupunha – TI 09 de janeiro e Projeto Comunitário “Pindowai” da Terra indígena Jiahui.

Além disso, a equipe técnica se reuniu com os agentes ambientais indígenas para apoiar as atividades do programa de formação continuada dos agentes ambientais Kagwahiva.

Está prevista para o mês de março a realização dos planejamentos das TI’s Ipixuna e Tenharin do Igarapé Preto.







Comentários