IEB e STTR de Santarém celebram Acordo de Cooperação Técnica

A parceria visa fortalecer as organizações camponesas para incidência qualificada na agenda socioambiental no Pará

Por Juliana Lima/ Ascom IEB

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR-STM) celebraram neste dia 27 de julho um acordo de cooperação técnica, durante o III Congresso Municipal do STTR-STM, que ocorre no município de Santarém/PA.

O acordo

A parceria visa fortalecer as organizações camponesas para incidência qualificada na agenda socioambiental no Pará, em especial no oeste paraense, frente à implementação de grandes projetos e investimentos em obras de infraestrutura e logística, promovida pela agenda governamental e setores da iniciativa privada. A partir do acordo, objetiva-se consolidar experiências mútuas desenvolvidas junto às organizações camponesas da região, na linha de prevenção, controle ao desmatamento e valorização de ativos florestais em assentamentos da reforma agrária e Unidades de Conservação.

Considerando as expertises de atuação das organizações parceiras, o Acordo prevê ações de fortalecimento do licenciamento ambiental em propriedades de agricultore(a)s a partir da implantação do CAR até 4 módulos fiscais; apoio à formação de lideranças em temáticas socioambientais e  fortalecimento da Educação do Campo para formação de filhos de agricultores. As ações serão detalhadas em planos de trabalhos a serem elaborados e aprovados, anualmente, pelas duas instituições.

Parceria

Apesar do acordo estar se oficializando agora, o IEB desenvolve ações com o STTR de Santarém desde 2014. A parceria começou com o curso em Formação Inicial e Continuada em Manejo Florestal Comunitário e Familiar- Formar Florestal, no qual 10 representantes do Sindicato- dentre eles 5 delegados sindicais- foram certificados por esta iniciativa do IEB, desenvolvida juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(IFPA). Além disso, em maio desse ano também foi realizado pelas duas instituições o “Seminário Governança Socioambiental no Oeste do Pará”, o qual teve como objetivo central provocar uma reflexão sobre as alternativas de resistência dos povos e populações tradicionais da região frente ao modelo econômico vigente, baseado na implantação de grandes projetos no Oeste paraense.

Manuel Amaral, coordenador executivo do IEB em Belém, ressalta os propósitos comuns das instituições. “Está na missão do IEB atuar no fortalecimento de organizações locais como forma de garantir acesso a direitos fundamentais para a gestão do território por parte das comunidades. Nesse sentido, esperamos com esse acordo de cooperação, somar esforços nas ações implementadas pelo STTR na região”.

 Atualmente, o STTR-STM possui 8.500 sócios, organizados em 280 Delegacias Sindicais, em 9 regiões de Santarém (Arapiuns, Tapajós, Arapixuna, Lago Grande, Várzea, Ituqui, Curua -Uma, Cuiabá  e Eixo Forte).  Manoel Edivaldo “Peixe”, presidente do STTR-STM, fala sobre a importância da parceria para o momento que vive o Sindicato. “Neste momento, estamos fortalecendo nossas bases e o IEB vem nos apoiar com a questão da educação ambiental, organização social e capacitar as nossas lideranças para que tenhamos a possibilidade de nos regularizarmos ambientalmente, cuidarmos melhor dos nossos recursos naturais e fortalecermos a nossa luta perante os grandes projetos que assolam a nossa região”. O presidente ainda ressalta: “Quem ganha com isso não é apenas o comunitário, nem apenas a nossa região, mas a Amazônia como um todo”, finaliza.







Comentários