IEB e NCI apoiam campanha de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Reserva criada em 1961 por Juscelino Kubitschek com área de 625 mil ha, atualmente abrange apenas 64 mil ha

IEB Veadeiros 310517 (2).jpg

 

O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) apoia a campanha  #Ampliaveadeiros, promovida pelas Ong’s Nature & Culture International (NCI) e Rede Nacional Pró Unidades de Conservação que visa a ampliação do  Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A proposta pede que a área de reserva, originalmente de 625 mil hectares, cresça de 64.796 ha para cerca de 242 mil.

O objetivo das instituições é de que a área de preservação do Parque seja compatível com seu nível de importância natural e de contribuição para o turismo local. Levantamento recente a respeito da população residente da área para expansão mostrou que apenas 15 famílias atualmente detém o espaço.

“A iniciativa teve início com instituições da comunidade que nos procuraram por preocupação com a área em que viviam. A preservação da área é de grande importância para a crise hídrica no DF e além das riquezas da fauna e flora locais”, explica o representante nacional da NCI, Reinaldo Lourival.

O parque, por ser um centro dispersor hídrico, protege cabeceiras de rios que possuem nascentes na região. Além disso, é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. A região também é rica em espécies de fauna e flora, sendo que das espécies animais que habitam o parque, cerca de 50 são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção, como o cervo-do-pantanal,  veado-campeiro, lobo guará e o  gavião. Já a  flora local abrange mais de 1476 espécies.

A ação foi protocolada nesta semana junto ao Ministério do Meio Ambiente e a previsão é de que na próxima segunda-feira (5), data em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente, seja assinada pelo presidente Michel Temer.

Também apoiam a iniciativa de expansão do  Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a ICMBIO, WWF e a Fundação Mais Cerrado. Para apoiar a causa é possível assinar a  petição online que coleta assinaturas da sociedade.







Comentários