Formar florestal: uma experiência de educação em manejo florestal comunitário na Amazônia

Confira artigo apresentado no segundo seminário nacional de educação em Agroecologia

Por: Roberta de Fátima Rodrigues Coelho, Marcos Santos Silva, Romier da Paixão Sousa, Katiuscia Fernandes Miranda  e Manuel Amaral Neto

Resumo: A relação entre trabalho e educação sempre esteve pautada numa perspectiva de subordinação ao capital. Contudo, nos últimos anos, em função da pressão exercida pelos movimentos sociais e a crítica acadêmica a este modelo de educação, muitas experiências vêm surgindo como práticas contra hegemônicas de formação. Várias mudanças no campo da educação começam a surgir por meio da implantação de políticas públicas, que vão desde a alfabetização de jovens e adultos à educação superior, e através de programas e projetos voltados para a Formação Inicial e Continuada (FIC) de educadores do campo, com o objetivo de fortalecer a sua identidade e levá-los à incorporação de novos. Nesta direção, apresenta-se uma reflexão sobre a experiência do curso FIC em Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF) como estratégia de fortalecimento de lideranças e suas organizações na governança florestal dos seus territórios.

Palavras-chave: governança florestal; formação profissional; agroecologia.

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